Av. Josina Machel, 256,
Nampula

Tel/Fax: 26215738/9
dcc.upnampula@gmail.com

O Presidente da República disse hoje, 05.10.18, no Distrito de Xongoene, Província de Gaza, que as Universidades devem ter um compromisso com a qualidade, colocar todo o saber ao serviço do crescimento e desenvolvimento de Moçambique. Filipe Nyusi, falava no acto de inauguração do Novo Edifício XIGOVIA-UP Gaza, ocasião que serviu para o Presidente enaltecer os feitos da UP, tendo lembrado aos presentes a história e percurso desta Universidade desde a sua criação em 1985, primeiro como Instituto Superior Pedagógico, com vocação para a formação de professores.

Hoje a UP está presente em todo o país com dez delegações e perto de 60 mil estudantes, ou seja, pouco mais de 30 por cento do total da população Universitária de Moçambique. Nyusi, num discurso pedagógico ora virado para os estudantes, ora para os docentes e gestores, falou da necessidade de colocar a universidade e o conhecimento ao serviço da comunidade. A Governadora de Gaza, Stela Pinto Zeca, visivelmente emocionada, disse que a obra é um orgulho para a província que dirige.

Jorge Ferrão, Reitor da UP, recordou que a UP Gaza é a delegação que tem mais mulheres do que homens matriculados, nota positiva numa altura em que há uma grande preocupação com a desistência das raparigas ainda no ensino secundário. Ferrão falou da evolução recente da UP, o desafio da qualidade, o crescimento com responsabilidade e o compromisso com o conhecimento.

Jorge Nhabiu, Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional esteve no evento e testemunhou mais um marco no crescimento e afirmação da UP como uma Universidade Nacional. O Edifício Xigovia tem 3 pisos, 25 salas, 3 laboratórios e 5 gabinetes de trabalho. Com esta infraestrutura a UP Gaza passa a dispor de salas confortáveis para os mais de 3 mil estudantes da Delegação.