A Universidade Rovuma (UniRovuma) iniciou hoje, nas suas unidades académicas, as jornadas científicas as quais se vão prolongar até o dia 23 do corrente mês, com a apresentação de diferentes temas abordando várias áreas de conhecimento.
O lançamento das jornadas foi feito no Centro Cultural da UniRovuma (CECUR), pelo Prof. Doutor Guedes Caetano, director da Faculdade de Engenharias e Ciências Tecnológicas, em representação do Magnífico reitor, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos.
O Prof. Guedes considerou ser este um momento que vai proporcionar uma reflexão e partilha de conhecimentos entre os estudantes e docentes, que vise discutir ideias inovadoras e que incentivem a comunidade académica a focar-se mais na cientificidade.
O director da FECT acrescentou que os estudantes já interiorizaram a necessidade e a importância de se realizarem as jornadas científicas, exemplificando com números comparativos entre as últimas realizadas em 2022 e as do ano anterior. Em 2021, foram pouco mais de 1.700 apresentações e, no ano seguinte, – 2022 – acima das 1.900.
Para Guedes Caetano, a subida do número de apresentações de trabalhos científicos é uma clara resposta aos constantes apelos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre a necessidade de as instituições de ensino superior se transformarem em unidades de investigação.
“É na base destes dados números que encorajamos os nossos estudantes a se envolverem mais na pesquisa e a transformem em cultura diária”, precisou o Prof. Guedes Caetano.
Depois da abertura oficial das jornadas científicas, o Prof. Doutor Rosário Sunde apresentou uma comunicação com o tema O Papel da Universidade na Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas, na qual chama a atenção para as instituições de ensino tomarem a dianteira na luta contra o consumo destas substâncias nocivas à saúde e ao bem-estar social.