Secretário de Estado insta as universidades a encontrarem soluções científicas
O Secretário de Estado de Cabo Delgado instou as universidades para ajudarem o governo a encontrar soluções científicas para o combate ao terrorismo que desde outubro de 2017 provoca mortes e destruições naquela província setentrional.
António Taimo Supaia falava, em finais de junho, num encontro com docentes e funcionários das instituições públicas, realizado no Campus Universitário da UniRovuma-Extensão de Cabo Delgado, na cidade de Montepuez.
Para o SdE de Cabo Delgado, as Universidades instaladas na província, rica em recursos minerais e outros, devem envidar esforços no sentido de realizar estudos científicos para se entender as reais causas e possíveis causas do conflito que matou mais de duas mil pessoas e deixou outras milhares como deslocadas no interior e fora da região.
Em princípios do ano passado, a Universidade Rovuma realizou um estudo para apurar a origem e as causas do conflito que opõe o governo moçambicano a indivíduos que dizem defender os princípios islâmicos na governação do País.
É de notar que as acções deste grupo começam pouco depois do início do projecto bilionário para a extracção do gás liquefeito e petróleo no distrito de Palma, na costa-norte da província de Cabo Delgado.
As acções macabras desse grupo declarado pelas autoridades moçambicanas como terrorista levou a que o executivo solicitasse apoio militar dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do exército do Ruanda, para levarem a cabo operações militares em áreas consideradas como de grande risco.
Supaia reconheceu o valioso contributo que as Universidades podem prestar no processo de procura de vias para o termo das acções militares que provocam luto na província, destacando a pesquisa feita pela UniRovuma e outras intervenções.
O Secretário de Estado esteve no Campus de N’coripo para, como deixou dito, apresentar-se à comunidade académica da UniRovuma e inteirar-se do funcionamento da mesma, sendo esta a primeira visita que realiza à esta instituição de ensino superior.
Ele percorreu as instalações e mostrou-se satisfeito pelo nível de organização e cumprimento das medidas para o combate contínuo da Covid 19, numa altura que há receios de ressurgimento e mais casos desta pandemia em Moçambique, em particular, e no mundo em geral.
O ponto mais alto da sua visita foi a realização do encontro com funcionários de todas as instituições públicas da cidade de Montepuez, tendo apelado a eles à entrega ao profissionalismo e colaboração no exercício das suas funções.