Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano encoraja parcerias com universidades

A ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, defendeu, hoje, que a firmação de parcerias com as universidades nacionais constitui uma prova inequívoca de que a educação em Moçambique é uma tarefa de todos moçambicanos, independentemente da sua posição social, política e económica.
 
Carmelita Namashulua falava no distrito de Gondola, província de Manica, na região centro de Moçambique, depois de ter firmado Memorandos de Entendimento (MdE) com quatro novas universidades saídas da reestruturação da Universidade Pedagógica de Moçambique, nomeadamente a UniRovuma, UniLicungo, UniPunguè e a UniSave.
 
A ministra acrescentou que o acto, decorrido à margem do Conselho Coordenador do MINEDH, a decorrer em Gondola, resulta dos esforços que esta instituição empreende na busca de formas de colaboração com as entidades de ensino superior, visando a melhoria da qualidade de instrução a todos níveis em Moçambique.
 
“Este acontecimento é o culminar do processo de busca de uma maior colaboração entre as nossas instituições e ocorre num dia especial para a família da educação, porque coincide com a realização do Conselho Coordenador ministerial, o qual, uma vez mais, procura mecanismos para melhorarmos o nosso Sistema Nacional de Educação (SNE)”, explicou a ministra.
 
Para Carmelita Namashulua, as universidades não podem estar alheias a estes esforços, porque são elas que produzem quadros para diferentes áreas, designadamente, produtivas, educativas e de pesquisa, sendo a transmissão de conhecimentos de qualidade uma premissa que leve, igualmente, às comunidades um ensino de qualidade.
 
Rubricaram os memorandos, separados, os Magníficos reitores da UniRovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, da UniLicungo, Prof. Doutor Boaventura Aleixo, da UniPunguè, Prof. Catedrática Emília Nhalevilo, e, finalmente, da UniSave, Prof. Doutor Manuel José de Morais.
 
Com a Universidade Rovuma o MINEDH estabelece, doravante, relações de cooperação nos domínios académico, tecnológico, desenvolvimento curricular, de pesquisa, inovação e extensão, da supervisão pedagógica, formação e capacitação de professores, formadores e gestores das instituições de ensino e formação de professores, no contexto do alinhamento do SNE.
 
Falando após rubricar o MdE por parte da UniRovuma, o Magnífico reitor afirmou que este representa a renovação do compromisso da instituição que dirige na prossecução dos seus ideais virados ao ensino, pesquisa e extensão, por um lado, e, por outro, à formação de quadros que transmitam conhecimentos com a qualidade desejada, para o crescimento do País.

Imprimir   Email