
Numa cerimónia com discursos carregados de expectativas, as Universidades Rovuma (UniRovuma) e do Malawi (UNIMA) formalizaram hoje, na cidade de Lichinga, o Memorando de Entendimento (MdE), o qual estabelece as linhas mestras para um intercâmbio em diferentes áreas entre as duas instituições de ensino superior.
O documento foi rubricado no Campus da UniRovuma-Extensão do Niassa pelos respectivos magníficos reitores, nomeadamente, os Prof. Doutores Mário Jorge Brito dos Santos, pela instituição hospedeira, e Samson Sajidu, da University of Malawi.
Este contempla a implementação de diversos projectos conjuntos, designadamente, programas internacionais de graduação e pós-graduação, a formação e capacitação do corpo docente e pesquisadores nas ciências agrárias, naturais, biológicas, químicas, engenharias, da língua inglesa e ciências contáveis.
Incluem-se ainda na parceria a mobilidade de docentes e estudantes e corpo técnico administrativo, pesquisas e publicações conjuntas e intercâmbio cultural e desportivo.
Falando na cerimónia, o Magnífico reitor da Universidade Rovuma, Prof, Brito dos Santos, afirmou que a assinatura do MdE com a UNIMA representa o início de uma parceria que se pretende ser muito frutuosa para as duas instituições e o mesmo irá permitir a implementação de projectos conjuntos nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e da inovação universitária.
Segundo Brito dos Santos, a parceria permitirá que as duas Universidades se fortaleçam mutuamente nessas áreas, bem como fazendo o uso das competências e dos pontos fortes que cada uma destas instituições apresenta.
“Vai nos permitir que focalizemos os horizontes de cada uma das instituições através do intercâmbio de experiências, a partir dos contextos em que cada Universidade está implantada, com fortes potencialidades em termos de desenvolvimento da ciência e da inovação científica”, referiu Brito dos Santos.
Ele acrescentou que a assinatura do memorando “faz todo o sentido para os dois países” por serem duas nações irmãs, com um longo histórico de colaboração e partilham uma diversidade de recursos em comum, como é o caso do Lago Niassa, o rio Chire, ou a linha férrea, ou mesmo a similaridade linguística, de políticas comuns ao nível da SADC, entre outras.
Por seu turno, Samson Sajidu, Magnífico reitor da UNIMA, disse que a sua instituição está determinada a oferecer diplomas conjuntos, aumentar a mobilidade internacional de professores e estudantes, fortalecer a adesão ao padrão internacional de garantia de qualidade de ensino e fazer com que a parceria com a UniRovuma dê resultados que contentem as duas instituições.
“O dia de hoje é um marco significativo no mundo da educação, à medida que nos lançamos numa nova direção de ensino e aprendizagem, intercâmbio de estudantes e docentes, colaboração em pesquisa, desenvolvimento conjunto de programas, entre vários outros benefícios que temos pela frente”, considerou Samson Sajidu.
O Prof. Sajidu acrescentou que o MdE rubricado enquadra-se perfeitamente na visão do seu país e do Plano Estratégico 2022-2027 definido pela sua instituição, visa, entre outros pontos, aumentar o acesso ao ensino superior através de uma Universidade reconhecida internacionalmente.
“A assinatura deste memorando não é apenas um produto, mas um divisor de águas para as nossas duas Universidades e essa é a fonte da nossa satisfação”, sublinhou o reitor da UNIMA.
Por outro lado, tornou-se público na cerimónia que o Prof. Sajidu vai deslocar-se à Universidade Rovuma em Nampula para uma visita a convite do Prof. Brito dos Santos.