O Magnifico reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma), Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, considerou que as universidades, em particular a que dirige, devem apostar na pesquisa como uma alavanca para atingir os altos patamares de ensino que deseja, no presente mundo global de competitividade em todas as esferas.
Falando Segunda-feira, na cidade de Nampula, perante a nata académica da sua instituição no I Fórum Científico, o qual decorre sob o lema Pesquisa e Qualidade na Publicação, Brito dos Santos explicou que não existe um ensino de qualidade sem que o mesmo seja acompanhado, igualmente, por uma pesquisa de qualidade.
“A missão da nossa Universidade é ensino, pesquisa e extensão, por isso este trinómio deve funcionar uno e coeso, e dissociando-o a nossa instituição nunca será forte como advogamos”, exortou o reitor da UniRovuma.
Ele acrescentou que a UniRovuma já tem o ensino em pleno funcionamento, cuja implementação cabe a diferentes unidades orgânicas e faculdades, sendo que a actual obrigação da instituição é dar continuidade à pesquisa.
“Queremos lançar as bases fundamentais para fortificar o ensino que nós pretendemos, contribuindo fortemente à altura da expectativa do povo desta região, em particular, e do País, em geral”, vincou Brito dos Santos, na sua intervenção que constituiu uma verdadeira aula de sapiência.
O encontro reúne diferentes docentes da Universidade Rovuma, incluindo os das Extensões de Cabo Delgado, Niassa e do Instituto Superior de Turismo, Transportes e Comunicações de Nacala, os quais durante três dias vão discutir matérias relativas à pesquisa na instituição.




