Portuguese Portuguese

Notícias

A Universidade Rovuma participa na Escola de Inverno em Portugal

Docentes e estudantes da Universidade Rovuma (UniRovuma) encontram-se, desde o passado dia 13, em Portugal, a participar num encontro estudantil no quadro dos esforços dos países lusófonos centrados na mitigação de efeitos de desastres naturais.

Para esse encontro, que decorre nas instalações do Instituto Superior de Ciência e Tecnologia, em Lisboa, a capital daquele país europeu, participam dois docentes e seis estudantes da UniRovuma, seus colegas das Universidades de Púnguè, Pedagógica de Maputo, de Cabo Verde e de São Tiago.

O intercâmbio de experiências entre estas instituições de ensino superior realiza-se no quadro da Escola de Inverno, do Projecto Acção Humanitária: Mudanças Climáticas e Deslocamentos, a ser desenvolvido pelas Universidades destes países falantes de língua portuguesa. O encontro termina no dia 24 do corrente mês.

Universidade Rovuma em jornadas científicas

A Universidade Rovuma (UniRovuma) iniciou hoje, nas suas unidades académicas, as jornadas científicas as quais se vão prolongar até o dia 23 do corrente mês, com a apresentação de diferentes temas abordando várias áreas de conhecimento.

O lançamento das jornadas foi feito no Centro Cultural da UniRovuma (CECUR), pelo Prof. Doutor Guedes Caetano, director da Faculdade de Engenharias e Ciências Tecnológicas, em representação do Magnífico reitor, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos.

O Prof. Guedes considerou ser este um momento que vai proporcionar uma reflexão e partilha de conhecimentos entre os estudantes e docentes, que vise discutir ideias inovadoras e que incentivem a comunidade académica a focar-se mais na cientificidade. 

O director da FECT acrescentou que os estudantes já interiorizaram a necessidade e a importância de se realizarem as jornadas científicas, exemplificando com números comparativos entre as últimas realizadas em 2022 e as do ano anterior. Em 2021, foram pouco mais de 1.700 apresentações e, no ano seguinte, – 2022 – acima das 1.900.

Para Guedes Caetano, a subida do número de apresentações de trabalhos científicos é uma clara resposta aos constantes apelos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre a necessidade de as instituições de ensino superior se transformarem em unidades de investigação.

“É na base destes dados números que encorajamos os nossos estudantes a se envolverem mais na pesquisa e a transformem em cultura diária”, precisou o Prof. Guedes Caetano.

Depois da abertura oficial das jornadas científicas, o Prof. Doutor Rosário Sunde apresentou uma comunicação com o tema O Papel da Universidade na Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas, na qual chama a atenção para as instituições de ensino tomarem a dianteira na luta contra o consumo destas substâncias nocivas à saúde e ao bem-estar social.

A UniRovuma defende aproximação com as comunidades

A Universidade Rovuma defende a sua aproximação com as comunidades onde ela está instalada, de modo a cumprir com aquilo que são os seus objectivos preconizados nos seus planos que a elevem a patamares mais elevados.

Este facto foi defendido hoje, na cidade de Nampula, pelo Magnifico reitor desta instituição, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, na cerimónia de tomada de posse de directores, directores adjuntos, administradores de faculdades e chefes de departamentos recentemente nomeados.

Brito dos Santos acrescentou que a expectativa da população é a de reconhecer o papel de intervenção desta instituição de ensino superior a estar cada vez mais próximo das comunidades para juntos encontrarem modalidades de actuação que levem a minimizar os problemas que as afligem.

“Queremos uma Universidade que se assuma mais presente nas comunidades para cimentarmos a nossa verdadeira referência a nível provincial, regional e internacional”, disse Brito dos Santos, pedindo aos empossados para que se engajem com afinco para alcançar os desideratos institucionais.

Para o Prof. Brito dos Santos, a UniRovuma não está alheia aos problemas que apoquentam o país, por isso é parte do grande projecto virado à formação de quadros comprometidos com o desenvolvimento de Moçambique.

Ele apelou, de forma reiterada, que os directores devem cultivar o espírito de camaradagem, privilegiando a comunicação institucional e envolvimento de todos na tomada de decisão em benefício da UniRovuma.

“Peço-vos que tomem decisões na base de consensos e envolvem todos aqueles a quem vocês vão dirigir e não hesitem em aproximar-se à reitoria para se aconselharem e apresentarem sugestões e propostas que beneficiem a nossa instituição”, disse dos Santos.

A Universidade Rovuma é a segunda maior instituição pública de ensino superior em Moçambique depois da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), sendo, por isso, um grande desafio, tomando em consideração a escassez de recursos financeiros para fazer face a despesas para pôr em funcionamento toda a máquina institucional.

É nesse sentido que o Prof. Brito dos Santos exortou para que os docentes desta instituição realizem mais pesquisas financiáveis, tanto dentro do país como fora dele, por forma a encontrar sustentabilidade para prosseguir em frente.

Foram nomeados 15 directores, 13 directores adjuntos, 5 administradores e uma chefe de departamento, todos nomeados ao abrigo do novo organigrama aprovado, recentemente, pelo Conselho de Ministros, o qual, transforma as Extensões de Niassa e Cabo Delgado em Institutos Superiores e cria novas unidades administrativas.

Depois da cerimónia de tomada de posse, realizou-se a sessão ordinária do Conselho de Direcção da Universidade, tendo a Vice-reitora, Profa. Catedrática Sarifa Fagilde apelado para uma melhor observância da legislação e o espírito de trabalho em equipa.

Nampula na posição cimeira de casos de consumo de drogas

A província de Nampula tornou-se, nos últimos três anos, como sendo a região onde mais se consome droga e outros estupefacientes, facto que preocupa o governo e outras entidades, os quais apelam para a conjugação de esforços para se estancar este mal que afecta, maioritariamente, adolescentes em idade escolar.
 
O facto foi tornado público na última Quarta-feira, na cidade de Nampula, no decorrer duma mesa redonda organizada, conjuntamente, pela Universidade Rovuma (UniRovuma) e o Gabinete Provincial de Prevenção e Combate à Droga (GPPCD).
 
Falando na abertura do encontro, a Vice-reitora da UniRovuma, Prof. Catedrática Sarifa Fagilde, considerou que o debate em torno da questão de consumo de drogas por parte de jovens é de extrema importância, pois este mal vem apoquentando, com preocupação crescente, a sociedade moçambicana.
 
“O problema do narcotráfico e toxicodependência constitui um dos principais desafios do século, do país e, em particular, da nossa província, tida como um dos principais corredores de passagem de droga para outros cantos”, precisou a Prof. Fagilde.
 
Para a Vice-reitora da UniRovuma, para o combate deste mal, principalmente no seio da juventude, é imperioso o envolvimento de todos, sem excepção, uma vez que o mesmo põe em causa o futuro desta camada populacional.
 
Dados revelados no encontro indicam que em todo o mundo cerca de 300 milhões de pessoas, maioritariamente jovens, consomem drogas ou são delas dependentes, vitimando, anualmente, 265 mil vidas.
 
Por sua vez, a dra. Isabel Sanfins Alberto, directora do GPPCD, manifestou a sua preocupação pelo elevado índice que se verifica nos últimos três anos quanto aos usuários de drogas, considerando “ser tempo para juntos reflectirmos em torno do seu consumo e dos malefícios daí advindos”.
 
“É necessário que empreendamos acções conjuntas que nos tragam soluções para reduzir e/ou acabar com o consumo de estupefacientes nas escolas, em particular, e em toda sociedade, em geral”, exortou Isabel Sanfins.
 
No encontro, foram apresentados testemunhos tristes e desoladores de uma mãe, Emília João, cujo filho é dependente de drogas há alguns anos, e de Damião Silvestre, antigo usuário e agora reabilitado e que se apresenta como conselheiro daqueles que queiram abandonar esta prática nociva à saúde.

CONTACTE-NOS

Endereço:

Reitoria
Avenida Josina Machel nº 256

Tel.: (+258) 840731777
Caixa Postal 544
E-mail: secretariageral@unirovuma.ac.mz
Nampula-Moçambique
Campus Universitário de Napipine
Bairro de Napipine – Cidade de Nampula

Extensão do Niassa
Campus Universitário – Bairro de Nangala
Telefax: 27121520
Caixa Postal no. 04
Cidade de Lichinga
E-mail: urniassa@unirovuma.ac.mz

Extensão de Cabo Delgado
Campus Universitário de Ncoripo
Cidade de Montepuez
Caixa Postal no. 04
E-mail: unirovuma-cd@unirovuma.ac.mz
Tel. 20030181- Montepuez