secretariageral@unirovuma.ac.mz

brevemente

VISÃO

A Universidade Rovuma pretende ser uma instituição de ensino superior de qualidade e excelência no processo de ensino e aprendizagem e nos serviços de pesquisa e extensão a nível nacional, regional e internacional.

MISSÃO

A Universidade Rovuma tem como missão formar técnicos superiores com qualidade de modo a que contribuam de forma criativa para um desenvolvimento económico sociocultural sustentável.

VALORES

Excelência Académica | Cultura Académica | Liberdade de Pensamento e de expressão | Autonomia | Internacionalização | Humanismo e Integridade | Igualdade e Equidade | Reforço da cidadania, do patriotismo, da consciência cívica e ética | Laicidade | Inserção comunitária | Inovação e criatividade

Acessos: 359

A Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Rovuma, em Nampula, promoveu a primeira reflexão sobre o sistema de cátedras, abrangendo, nesta primeira fase, directores de faculdades e gabinetes e chefes de departamentos.

O encontro, que iniciou na Segunda-feira e terminou na Sexta-feira, foi aberto pela Vice-reitora da Universidade Rovuma (UniRovuma), Prof. Doutora Sarifa Fagilde, a qual agradeceu a disponibilidade do Prof. Doutor Hans Saar, um académico alemão e ligado à antiga Universidade Pedagógica de Moçambique há mais de duas décadas, para falar sobre as cátedras.

A Prof. Fagilde disse que para além de a UniRovuma perseguir o desiderato de se tornar em uma instituição de referência regional, nacional e internacional, pretende, igualmente, ser de qualidade, o que passa por fazer reflexões conjuntas, convidando especialistas de áreas específicas para partilhar a sua experiência.

Para a Vice-reitora da UniRovuma, o evento vai ajudar a reflectir sobre como se introduz um ensino e aprendizagem baseado em um sistema de cátedras e que o momento é interactivo, pois todos vão, ao mesmo tempo, aprtransaprendermitir os seus conhecimentos e experiências adquiridos ao longo da sua vida académica.

Segundo o Prof. Doutor Laurindo Caetano, director da FEP, a presença do académico alemão no encontro resulta da sua longa experiência como pedagogo, sendo o exemplo disso as oficinas pedagógicas da UP-Maputo, que ele criou.

Caetano disse esperar que a reflexão crie bases para a discussão interna sobre a introdução ou não do sistema de cátedras na Faculdade de Educação e Psicologia, em particular, e na UniRovuma, em geral.

A FEP foi eleita como experiência piloto para a introdução de cátedras na UniRovuma, caso se conclua, no encontro, que o modelo será benéfico para esta universidade.

Leonel Quenala