secretariageral@unirovuma.ac.mz

Novo director da Extensão de Cabo Delgado espera uma maior colaboração

O novo director da Universidade Rovuma – Extensão de Cabo Delgado, Geraldo Luís Macalane, espera encontrar uma maior colaboração por parte de funcionários daquela unidade orgânica, por forma a ultrapassar os principais desafios que exigem solução imediata.

O Prof. Doutor Geraldo Macalane foi empossado na última Sexta-feira pelo Magnífico Reitor da UniRovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, numa cerimónia em que tomaram posse outros quadros, entre directores de faculdades, adjuntos, chefes de departamento e de repartições.

Os desafios apontados por Macalane são, nomeadamente, a adopção na instituição do espírito inovador, a introdução de cursos de pós graduação com impacto na região e a formação do corpo docente, como condição para a implementação dos mesmos.

“Todos estes desafios são transponíveis se tivermos um espírito inovador, sermos colaborativos e actuarmos em equipe; e é o que espero encontrar na Extensão de Cabo Delgado”, afirmou Geraldo Macalane.

Em relação aos cursos de pós graduação a introduzir naquela unidade, Geraldo Macalane disse ser seu desejo que os mesmos iniciem no decorrer do presente ano lectivo, sendo condição necessária submissão do dossier a isso respeitante ao Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade (CNAQ) do Ensino Suprior.

Geraldo Luís Macalane substitui a Mestre Helena Pequenino Muando, ora indicada para dirigir o Centro de Ensino Aberto e à Distância da UniRovuma. Antes era director provincial da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, na província do Niassa.

Na semana passada, quando da celebração do primeiro aniversário da UniRovuma, o reitor desta instituição apelou aos funcionários da extensão para que colaborassem, de forma estreita, com o novo director que seria nomeado dentro em breve para dirigir aquela unidade nos próximos anos.

“Peço que trabalhem de forma amistosa e colaborativa com o novo director a ser indicado nos próximos dias, incluindo a direcção que estará em frente desta extensão, de forma a atingirmos a excelência e a qualidade que todos almejamos”, referiu o Prof. Brito dos Santos.

A Extensão de Cabo Delgado era dirigida, desde 2014 e antes da reestruturação da Universidade Pedagógica (UP), pela Mestre Helena Pequenino, que, por sua vez, substituíra o Prof. Doutor Mateus Lourenço Lindonde, atualmente Vice-reitor da Universidade Punguè (UniPunguè).

Entretanto, apuramos que Macalane será apresentado, publicamente, à comunidade académica nesta Terça-feira, depois de uma reunião da direcção alargada prevista para o mesmo dia.

Vasco da Gama / Diamantino Wahon