secretariageral@unirovuma.ac.mz

Acessos: 1058

O novo director da Universidade Rovuma – Extensão de Cabo Delgado, Prof. Doutor Geraldo Luís Macalane, disse não trazer “soluções mágicas” para eventuais problemas que apoquentem aquela unidade orgânica, pedindo aos funcionários mais colaboração e envolvimento na tomada de decisões para o bem da instituição.

Macalane falava nesta Terça-feira, na Extensão de Cabo Delgado, no encontro da sua apresentação à comunidade universitária, feita pelo director da Auditoria Interna, Abdul Camal Wassia, em representação do Magnífico Reitor da UniRovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos.

"Tudo é possivel de se transpôr se todos estivermos no mesmo projecto”, disse o Prof. Geraldo Macalane, acrescentando que “não trago soluções mágicas para Cabo Delgado, por isso quero, com a vossa colaboração, acrescentar mais uma valia àquilo que vinham fazendo dentro dos parâmetros legais”.

Ele adiantou que está em Cabo Delgado para se juntar à comunidade universitária perante os desafios que se impõem a UniRovuma, nomeadamente, a introdução de cursos de pós graduação,a formação de docentes e capacitação do corpo técnico administrativo e a internacionalização da instituição.

Noutra abordagem, a sua direcçãoo vai cingir-se, igualmente, na consolidação de parcerias existentes e na procura de outras, promovendo intercâmbio com universidades da região austral de África.

“Através do intercâmbio com essas universidades, nomeadamente da Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia e África do sul, poderemos mobilizar docentes para concretizar o sonho de introduzir o mestrado nesta extensão”sublinhou Geraldo Macalane.

O director manifestou a sua abertura ao diálogo com todos os funcionários para discussão de ideias inovadoras “para que juntos levemos a Extensão de Cabo Delgado a bom porto”.

Na mesma ocasião, foi apresentada a Mestre Helena Pequenino Muando como directora do Centro de Ensino Aberto e à Distância da UniRovuma, o qual vai funcionar na cidade de Pemba, a capital da província de Cabo Delgado.

Diamantino Wahon