Av. Josina Machel, 256,
Nampula

Tel/Fax: 26215738/9
dcc.upnampula@gmail.com

A primeira Conferência da Francofonia, organizada pela Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula e a decorrer sob o lema “La Francophonia vous parle”, entre hoje na sua fase crucial e meramente académica, com a apresentação de comunicações realçando o papel desta comunidade no desenvolvimento de Moçambique.

Esta primeira conferência é integrada na Semana da Francofonia, iniciada no passado dia 16 de Março com a inauguração do Centro de Recursos Francês, na Escola Secundária de Muatala, nos arredores da cidade de Nampula.

Apresentações como “Universidade, Língua e Cultura no Contexto das Exigências de Desenvolvimento de Moçambique e da Francofonia”, “Francofonia, Política e Desenvolvimento: Desafios para o Século XXI” e “Francofonia, Mobilidade e Integração Social” serão debatidos por diferentes entidades, entre membros do governo moçambicano, diplomatas e académicos.

A realização da Semana da Francofonia em Nampula enquadra-se nas comemorações dos 12 anos de adesão de Moçambique à Organização Internacional da Francofonia (OIF), como membro observador, coincidindo com o 20 de Março, data em que se assinala o Dia Internacional da Francofonia.

A Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula foi eleita como anfitriã do evento, facto que honra não só a ela como a maior instituição do ensino superior no norte do País, como também a Universidade Pedagógica em geral, enquanto a maior instituição superior em Moçambique, interessada em manter e reforçar a cooperação com a Francofonia.

A UP – Delegação de Nampula iniciou o contacto com a língua francesa no ano de 2000, com a criação do Centro de Recursos de Apoio aos Professores de Francês, financiado pela Cooperação Francesa e que servia, igualmente, as províncias do Niassa, Cabo Delgado e Zambézia.

Em 2002 foi aberto o primeiro concurso de admissão de estudantes do curso de Bacharelato e Licenciatura em Ensino de Francês, na modalidade de ensino à distância.

De 2004 à 2017, a UP – Delegação de Nampula graduou 400 profissionais de ensino da Língua Francesa e, actualmente, estão a frequentar os diferentes níveis do curso 180 estudantes.

Estes dados mostram por si só o interesse que a Universidade Pedagógica, em geral, e a sua Delegação de Nampula, em particular, em estreitar e alargar a sua cooperação com esta comunidade, a qual, em todo o mundo, integra 300 milhões de pessoas, sendo pouco mais de 50 por cento a viver no continente africano.

Para além de estreitar essa cooperação, a Conferência da Francofonia tem, ainda, como objectivos incentivar o ensino da Língua Francesa num contexto plurilinguístico, promover a diversidade cultural e a aproximação entre os povos, possibilitar o intercâmbio entre os pesquisadores, docentes e estudantes da UP e da Francofonia, reforçar a solidariedade e cooperação académica por meio de acções de ensino, pesquisa e extensão. Vasco da Gama

Clique aqui, para avaliação da Conferência de Francofonia